Hoje falarei sobre como regular as válvulas do motor 2.8 MWM.
Ferramentas:- Chave Torx T40;
- Allen 3mm;
- Calibrador de lâmina (Lâmina 0,30mm)
- Macaco;
- Alicate para soltar abraçaceira de pressão;
- Chave boca ou estriada ou sextavada 10mm;
- Chave sextavada ou Soquete sextavado 14mm;
Peças de reposição:
- 1 Junta da tampa de válvulas
- 5 anéis de vedação dos parafusos da tampa de válvula
Ao trabalho:
Este motor é nacional e utilizado em diversos carros devido sua maravilhosa construção, pois é um motor forte, resistente e econômico.
É um motor utilizado na linha Nissan - Frontier/Xterra (2002-2008) -, GM/Chevrolet - S10/Blazer (2000-2012) -, Troller - T4 (2001-2005). Essa relação de carros não é restritiva, ainda podem haver outras aplicações que desconheço!!!
Enfim, é um motor muito forte, exigindo alguns poucos cuidados com manutenção preventiva, dentre eles a regulagem de válvulas, que deverá ser feita a cada 15000 km, conforme apostila de treinamento de motores fornecida pela MWM.
Nesta mesma apostila consta que a folga da válvula com motor frio(admissão/escape) é de 0,20mm (tolerância de 0,10mm para mais ou para menos)
Ocorre que o carro utilizado nesta regulagem é uma Frontier 2.8 2003, e consta numa placa de informações fixada na frente do motor:
Começando, deve ser retirado o radiador do intercooler, bastado retirar 3 parafusos e 2 abraçadeiras:
Retira-se os 5 parafusos que fixam a tampa de válvulas, lembrando que são parafusos do tipo torx, chave T40:
Cada parafuso(7) possui um anel de vedação da tampa (de borracha) (6), uma bucha (de metal) (8):
Toda vez que for regular essas válvulas deve ser substituída os 5 anéis de vedação de borracha e a junta da tampa de válvulas (de borracha) (40). O custo dessas peças é baixo, em torno de R$ 20,00 para a junta e R$ 4,00 cada anel de vedação. Não se usa cola ou silicone.
Uma vez retirado os parafusos, com uma pequena pressão, se faz o descolamento da tampa retirada.
Este motor possui 12 válvulas, 3 por cilindro, 2 de admissão e 1 de escape:
Para realizar a regulagem, necessita-se de uma chave Allen 3mm. A regulagem se da colocando um calibrador de lâmina (lâmina 0,30mm) entre o comando e o balancim e com a chave Allen se executa a regulagem:
A chave Allen é inserida conforme figura abaixo:
Para se regular a válvula, o balancin deve estar com o ressalto para cima, conforme desenho abaixo:
Com o ressalto para cima, girando a chave no sentido horário, folga-se a válvula, no sentido anti-horário a folga diminui. Com a lâmina inserida no espaço conforme desenho acima, deve-se girar no sentido anti-horário até que se trave a lâmina, então gire a Allen lentamente no sentido horário até o próximo estalo. Existe uma mola que trava a regulagem e a cada meia volta ela se encaixa, ao se observar na na base do balancim, é possível ver a mola trabalhando ao girar o parafuso.
Para ir girando o comando para a posição de regulagem da válvula deve levantar uma roda traseira, engrenar o carro em 5 marcha e girar a roda:
Esse é o método mais simples que utilizo, se o carro tiver câmbio automático, deve-se colocar uma chave na Árvore de Manivelas para girar.
Basta repetir o procedimento em cada válvula e estará regulado. Coloca-se a tampa de válvulas com a junta nova, os anéis de borracha novos, as buchas de metal e por fim os parafusos. Basta remontar sem que haja segredos.
Excelente, gosto de fazer as coisas na minha caminhonete, vai me ajudar em muito,
ResponderExcluirse possível gostaria de tirar algumas outras duvidas sobre este motor! Obrigado
fantástico.
ResponderExcluirEsse canal de dicas do Tiago Debastiani foi muito esclarecedor e didaticamente perfeito. Meu motor, com certeza tem que fazer uma regulagem de vávulas. Apareceu, recentemente, quando troquei o óleo do motor, ele começou com um barulho estranho como se tivesse um pino batendo aleatório em algum lugar no motor. Isso acontece em marcha lenta. Quando aperto um pouquinho o pé no acelerador o barulho some. A sensação é de que a qualquer momento vai se quebrar alguma coisa.
qua a ordem de calibragem?
ResponderExcluirquando as valvulas de um cilindro estiverem balanceadas, posso calibrar as 3 valvulas?
ResponderExcluirCara, voce merece o premio Nobel pela obra literaria que fez. Meu carro renaceu depois de regular valvulas seguindo suas indicaçoes. Muito obrigado. Abraço.
ResponderExcluirDaniel POA RS
Muito Obrigado e Parabéns pela iniciativa, amigo.
ResponderExcluirAbraço!
Legal parabéns
ResponderExcluirLegal parabéns
ResponderExcluirBoa tarde me chamo Deiber VC pode me ajudar com a regulagem do motor 2.4 da s10 flex 2008
ResponderExcluirBom dia tenho uma nova s10 2012/2013 gostaria de saber a medida do calibre que preciso e se o processo de regulagem rodando o pneu e o mesmo obrigado
ResponderExcluirMuito bom
ResponderExcluirMuito bom
ResponderExcluire pra regular a do motor mwm sprint 6cc da silverado??
ResponderExcluire pra regular a do motor mwm sprint 6cc da silverado??
ResponderExcluirO procedimento é igual, veja a plaquinha de especificações para confirmar a folga das válvulas recomendado para seu carro. Caso não tenha, tenho um manual da MWM sobre o motor 6.07 TCA (bomba mecânica). sprint que traz a medida de 0,20, tanto admissão, quanto escape. Lembre-se: motor frio.
ExcluirTiago tudo tranquilo? queria saber mais sobre a posição do comando para regulagem de cada válvula... Quero fazer o procedimento mais tenho essa duvida sobre a posição do comando para regulagem de cada uma e quando as valvulas de um cilindro estiverem balanceadas, posso calibrar as 3 válvulas? Desde já obrigado pela atenção!
ExcluirQueria muito saber esses passos mais sobre o mwm da silverado
ResponderExcluirFoi muito bom parabéns gostei
ResponderExcluirBoa tarde,poderia informar qual a folga das válvulas do mwm 2.8 sprinter eletronico xterra
ResponderExcluirÓtima explicação dentro da técnica,seguindo fica perfeito.
ResponderExcluirValeu a aula muinto bem
ResponderExcluirValeu muito obrigado.
ResponderExcluirMuito bomas técnicas
ResponderExcluirGostei das imformacoes obrigado
ResponderExcluirPsm
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