terça-feira, 11 de junho de 2013

Troca da Junta da Tampa de Válvulas e Limpeza da TBI dos motores 1.0L 8v GM (Corsa, Celta, Classic)

Troca da Junta da Tampa de Válvulas e Limpeza da TBI dos motores 1.0L 8v GM (Corsa, Celta, Classic)

Ferramentas:

  • Alicate universal (para retirar as braçadeiras de pressão)
  • Chave Torx T30
  • Chave E-Torx E10
  • Car80 (1 Lata)
  • Óleo diesel (2L)
Peças de substiuição:
  • Junta da tampa de válvulas
  • Anel O-ring da base da TBI
Ao trabalho:

Hoje abordarei um assunto muito simples e necessário de ser feito, não há prazo, o que define o momento de ser executar o serviço é a situação presente do motor. Trata-se da troca da Junta da Tampa de Válvulas e Limpeza da TBI do motores 1.0L 8v que equipam alguns modelos da GM, entre eles o Corsa, Celta e Classic, de forma análoga, este procedimento é muito semelhante em todos os motores GM com 8 válvulas e 4 bicos injetores (MPFI).

Enfim, aí você me pergunta, em qual situação dever ser realizada tais manutenções? Minha resposta será através de fotos:

Veja o motor:


Aqui o detalhe do óleo vazando:


E aqui o TBI, já sem o duto de admissão do ar:


Vamos falar um pouco sobre essa quantidade de óleo no motor e TBI.

Como pode ser observado na primeira e segunda foto, existe uma grande quantidade de óleo escorrendo pelo motor, se trata de um motor de Corsa Joy 2007 1.0L 8v com um pouco mais de 123000 km rodados sem que jamais tenha sido feita uma lavagem no motor e limpeza da TBI. Mas o que é o TBI?

TBI: O termo é uma abreviação da palavra em inglês "Throttle Body Injection", no qual não existe tradução definida, mas numa tradução livre seria algo como Corpo de Aceleração da Injeção, mas conhecido como o Corpo da Borboleta. É através deste corpo que passa todo o ar que será utilizado na combustão e é exatamente a borboleta que define, de acordo com sua posição/aceleração, quanto ar passará.
Numa situação como a deste carro, onde a TBI se encontra muito suja, o carro apresenta um funcionamento irregular na marcha lenta, ocorrendo variação da rotação do motor (RPM) e até falha na aceleração.

Junta da tampa de válvulas: É muito comum aparecerem vazamentos na junta, e a simples substituição resolve este problema.

Resolvi tratar de ambos assuntos juntos pois a obstrução da saída de gases na tampa de válvulas causa um envio de excesso de óleo para a TBI.

Portanto, vamos ao passo-a-passo:

Troca da junta


Primeiramente, deve ser feita uma lavagem do motor, pois iremos expor seu interior e a presença de impurezas podem prejudicar severamente o motor.


Uma vez limpo, podemos começar a desmontagem. começamos retirando as mangueiras de suspiro que são fixadas na tampa por braçadeiras de pressão, continuamos retirando os 8 parafusos Torx com um chave T30.

Retirando-se os parafusos e tubulações, retira-se a tampa e é possível ver o comando de vávulas, balancins e as molas das válvulas:


A fim de preparar para montagem, é necessário a limpeza/raspagem do resto de carvão e sujidades acumuladas na área de contato com a junta, na foto percebe-se que iniciei a limpeza.
Nos motores mais antigos da GM existiam o filtro anti-chama de metal fixado na tampa de válvulas com acesso através de parafusos na parte interna da tampa, este filtro devia ser lavado com produtos como gasolina, thinner ou car80. Os motores mais recentes teve uma alteração na tampa, onde foi retirada o filtro e apenas criado uma espécie de labirinto dentro da tampa para fazer a retenção do óleo. Sendo assim, ao se deparar com uma tampa de válvulas com entupimento nas saídas da tampa ou com depósitos de carvão na tampa, deve-se substituí-la.
Uma alternativa seria a lavagem da tampa, para tanto utilizei aplicações generosas de Car80 e mantive a tampa mergulhada no óleo diesel durante umas 2 horas, sendo limpa com jato de água sob pressão. Com esses procedimentos, obtive sucesso na limpeza do interior da tampa.


Uma vez limpa, deve ser colocada a nova junta:

Peço atenção quanto ao posicionamento da nova junta, pois a junta possui um ressalto que indica a posição correta na tampa, veja o detalhe:

Sendo assim, com a junta devidamente encaixada, basta recolocar a tampa e apertar os parafusos.

Limpeza da TBI


A TBI destes carros é muito simples. Com a mangueira da admissão removida, retira-se o conector elétrico que alimenta o acelerador eletrônico:


E em seguida os 4 parafusos Torx com uma chave T30. Com os parafusos removidos, retire a TBI. Para realizar a limpeza, o produto mais indicado é o Car80, pois descarboniza o corpo da borboleta. Veja a TBI parcialmente limpa:


Com a TBI devidamente limpa, troque a junta (O-ring) que veda a TBI no coletor e monte-o novamente:
Antes de finalizar a montagem, veja as condições das tubulações retiradas e se necessário limpe-as, pois poderá haver depósito de óleo nas mangueiras.

Por fim, deve-se observar se todo vazamento de óleo era oriundo da junta, pois também pode estar ocorrendo o vazamento pelo retentor do comando de válvulas, que se encontra atrás da polia do comando de válvulas, conforme mostrado abaixo:


Somente com a desmontagem completa do sistema de sincronismo (correia, tensor e capas protetoras da correia) que poderemos afirmar se o retentor está comprometido, fato que será posteriormente realizado.

39 comentários:

  1. Meu amigo muito bom seu blog bem explicativo vou fazer essa limpeza no meu Corsa maxx depois eu posto o resultado desde ja obrigado

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  2. Muito bom este blog muito explicado e ficarei sempre conectado para novas explicaçoes

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  3. Muito bom bem explicado.
    Gostaria de saber como limpar a TBI do Corsa wind95 EFI

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  4. muito boa a explicação tirou duvidas que ainda tinha parabéns

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  5. muito bem explicado parabens ficarei ligado para novas dicas

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  6. Muito bom, tem algum tutorial de como trocar o comando de válvulas?

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  7. Boa explicativo só faltou um detalhe muito importante, precisa de torquímetro para fazer o aperto dos parafuso. Confirma?

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  8. Rapaz. Parabéns pela didática. Seu texto é auto-explicativo. Bem passo-a-passo. Linguagem abrangente e bem objetivo!

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  9. Parabéns pelas esplicacoes. Me ajudou muito

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  10. qual o torque dos parafuso da tampa do cabeçote

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  11. Bom dia gostei da forma que e explicado parabéns .

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  12. Muito bom seu tutorial...

    Poderia me ajudar?
    Ali bem ao lado do tbi. Tem uma mangueira conectada em conector macho, bem ao lado do semsor o Map, esse conector do meu corsa, está quebrado, acabei colando, preciso trocar esse conector... poderia me ajudar com alguma dica... muito obrigado

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  13. Parabéns , muito útil e prática sua explicação sem enrolas , parabens mesmo nota 1000

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  14. Alguem sabe dizer de onde é as duas juntas que vem no kit juntas tbi corsa

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  15. Muito bom irmão valeu me ajudou bastante agradecido 👍

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  16. Parabéns!!!! ainda vai ter muitos cliques aqui, meu celta 2006 estava com este problema e a tampa e tbi e identica

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  17. Preciso usar um torquímetro para fechar a tampa? Ou posso somente apertar com a chave?

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  18. Maravilhosa essas informações, você está de parabéns.

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  19. Parabéns pela riqueza em detalhes, com bom entendimento. Valeu amigo.

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  20. Tirei corpo borborboleta fora fiz limpeza com.c80. Montei carro não liga mais .e da um chiado no corpo borboleta. Agora ferrou alguém ajude.

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