sexta-feira, 7 de junho de 2013

Troca das Sapatas de Freio da Nissan Frontier / Xterra / Pathfinder


Ferramentas:

- Macaco Hidráulico
- Cavalete
- Chave de roda ou Soquete 21mm
- Alicate universal
- Chave de fenda tamanho mediano

Peças de reposição :

- Sapatas de freio

Muitas vezes o sistema de freio traseiro fica negligenciado na manutenção dos freios devido seu baixo desgaste comparando com o dianteiro, entretanto o itens do sistema traseiro (sapatas, cilindro de roda, cabo do freio de estacionamento, tambor) fazem parte do sistema de freio e devem ser observados periodicamente. O custo da peças que compõem o freio traseiro não é elevado, por exemplo: sapatas, em torno de R$120,00, cilindro de roda - R$ 42,00. Portanto, vamos à substituição:

Ao trabalho:

Primeiramente, calce as rodas dianteiras para evitar deslocamento do carro, deixe engatado em 1ª marcha, apenas afrouxe os 6 parafusos da roda, solte o freio de estacionamento, levante o carro e coloque o cavalete. Faça o procedimento em local plano e com cautela, segurança em primeiro lugar.

Já sem a roda, coloque as mãos no tambor de freio, em lados opostos e vá balançando e puxando.

 Caso o tambor se apresente travado, sem que se consiga deslocá-lo para fora, utilize uma chave de fenda no espelho (parte oposta ao tambor). Neste espelho (local onde fica fixada todo o sistema de freio traseiro) existe uma fenda:


Através desta fenda, deve ser inserida uma chave de fenda, onde encontrará uma catraca do regulador automático, ao rodar esta catraca você estará apertando ou afrouxando as lonas no tambor. No caso dos carros em questão, estando no lado do passageiro (direito), ao rodar a catraca para cima você estará afrouxando as lonas e poderá tirar o tambor. Analogamente, ao desmontar o lado do motorista (esquerdo) você deverá rodar a catraca para baixo a fim de afrouxar as lonas. Lembre-se em ambos os casos, você estará rodando a catraca no sentido horário.

Veja o detalhe da fenda e da catraca:


Enfim, agora é só ir retirando as molas: comece com a superior (1), onde é apoiado o braço da trava do regulador, retire o regulador automático, a mola superior que mantem as sapatas(2), com um alicate universal, recolha a mola central (3) e gire-a, a fim de soltar do pino que a sustenta a esta mola, segure o pino na parte traseira (atrás do espelho). Por fim, retire a mola inferior (4).


A sapata que fica na porção traseira do carro conta com o braço de atuação do freio de estacionamento, exigindo que seja retirado da sapata, pois existe uma trava que possibilita a retirada.

Obs.: Duas das 4 sapatas contêm um pino, que pode ser observado na primeira foto deste blog, e este pino atravessa de um lado para outro da sapata, mas não é simétrico, pois neste pino ficam encaixados o braço de atuação do freio de estacionamento e pelo outro lado a trava do regulador automático. Sendo assim, estas duas sapatas possuem lado. As outras duas são idênticas.

Uma vez as molas e travas retiradas, recolha os pistões do cilindro de roda, insira as novas lonas e faça o percurso contrário:



Atenção: Ao recolher os cilindros de roda, caso apareça vazamento de fluido de freio, o cilindro de roda deve ser trocado.

Procedimento simples e rápido!!!

13 comentários:

  1. Boa tarde.
    Excelente post, parabéns!
    Sabe informar qual melhor marca e onde comprar?
    Obrigado

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  2. Boa tarde.
    Excelente post, parabéns!
    Sabe informar qual melhor marca e onde comprar?
    Obrigado

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    1. Olá André, eu sempre utilizo Frasle ou SYL. Elas são as mais conhecidas do mercado, você as encontra facilmente em qualquer auto-peça ou site.

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  3. Parabéns gostei bastante muito bom valeu.

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  4. Olá eu regulei as lonas da m há frontier só que apertei mto que travou as as rodas e agora quero afrouxar e não consigo como faço a danada da catraca só gira p apertar me parece que tem alguma trava que não deixar folgar

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    1. com uma chave de fenda empurra a trava que trava o regulador e gira sentido contrario ,

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